domingo, 13 de setembro de 2009

through the looking glass

Tem gente que tem medo de espelhos. Eles podem estar associados à várias coisas, como contos de terror e tal, mas eu acho que na verdade, as pessoas temem espelhos por eles mostrarem a realidade. A percepção do que ele reflete varia para cada um, mas a imagem mostrada é sempre a mesma. Tem gente que imagina um mundo atrás do espelho, mas esse mundo é o que a gente vive. Então não adianta sonhar com coisas que possam existir enquanto a realidade não for vivida. Mas espelhos também podem trazer luz aos lugares mais escuros. Talvez algumas pessoas vivam dentro de espelhos, imitando o que as pessoas do lado de fora fazem. Imitando outra realidade. E aí que estão os desejos. O desejo de que o espelho mostre outra coisa. Mas não é ele quem altera a sua realidade. Isso quem faz é você. É engraçado ver como um pedaço de vidro pode representar tanto na vida das pessoas. Às vezes deveria ser mais importante um raio-x de personalidade do que uma imagem do exterior. Mas essa cobertura que a gente carrega também é importante. E sem falar que sentimentos se refletem na nossa aparência. É tudo subliminar e inconsciente, mas estas coisas estão aí. E o espelho nos mostra elas. Só é preciso querer perceber e utilizar ao seu proveito ou dos outros. Ou não usar de jeito nenhum, já que isso pode ser considerado trapaça. Mas não dizem que a vida é um jogo?

Um comentário:

Unknown disse...

Acho que as pessoas temem os espelhos porque são levianas com eles.
Aí elas não pensam/refletem/julgam/etc direito e ficam incapazes de trazer os desejos lá do outro lado do espelho pra realidade, como você disse: quem faz isso são elas.
Pode parecer estranho esse egocentrismo mas para não temer espelhos as pessoas deveriam agir como a madastra: "Espelho, espelho meu, sai do espaço profundo e vem dizer se há no mundo mulher mais bela do que eu!"